O movimento de impacto na Amazônia está fervilhando: pessoas, ideias e negócios buscando criar soluções inovadoras que gerem impacto positivo na cidade e na floresta.
Muito se fala sobre o potencial da Amazônia, da biodiversidade, da bioeconomia. Cada vez mais os olhos das organizações estão voltados para a floresta. Entretanto, ainda é necessário potencializar o EMPREENDER na região, atraindo jovens, empresas, gestores, empreendedores a entender melhor a floresta e pensar em negócios que tenham impacto positivo ou neutro para desenvolvimento da região.
É urgente fomentar uma nova forma de fazer negócio, um novo modelo, que considere o principal ativo, a floresta e que desperte na nova geração uma atitude empreendedora, quer seja essa rural ou urbana.
O I Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia veio com a proposta de criar um espaço qualificado de diálogo e troca entre as startups inovadoras amazônicas e os potenciais investidores, nacionais e internacionais. Teve como proposta trazer o estado da arte das finanças sociais e investimentos de impacto na Amazônia, bem como abordar os principais desafios para o desenvolvimento de negócios e empreendedores locais.
Além dos diálogos e painéis, a proposta do Fórum foi efetivamente facilitar conexões que gerem avanços concretos nos negócios e empreendimentos amazônicos. Para isso, a programação contou também com a entrega do Prêmio Empreendedor PPA, que foram distribuídos aos três primeiros colocados, dentre as 14 iniciativas selecionadas por meio da chamada de negócios.
Ainda, teve como um dos destaques principais do evento a rodada de negócios, no modelo “Shark Tank” onde quatro iniciativas apresentaram suas propostas a potenciais investidores, dispostos a aportar recursos financeiros em negócios promissores e inovadores.
O Fórum trouxe uma programação dinâmica e diversa, com painéis onde foram debatidos temas estratégicos para o avanço da agenda de investimentos de impacto e negócios sustentáveis na Amazônia; oficinas práticas, com foco em apoiar e trazer conteúdo para empreendedores; e sessões paralelas que abordaram o tema a partir de diferentes perspectivas - do empreendedor, do investidor, entre outros. Ainda, rodas de conversa com especialistas, feira de exposição e outras atividades.
VEJA COMO FOI O 1º FIINSAA agenda do Fórum abordou os diferentes aspectos, desafio e oportunidades dos investimento de impacto e negócios sustentáveis na Amazônia sob diferentes perspectivas e na visão de diferentes setores.
Para isso, trouxe uma programação variada, organizada em plenárias principais, que abordaram temas centrais, bem como oficinas e painéis paralelos, que trataram de diferentes temas.
Além dos painéis, o evento teve como objetivo facilitar a conexão entre o público presente. Por isso, contou com espaços temáticos, lounges e outros mecanismos que facilitaram o encontro e o diálogo entre setores e públicos, como empreendedores e investidores, por exemplo.
Além dos painéis temáticos, oficinas e sessões paralelas, a proposta do Fórum foi fomentar a conexão e colaboração entre os diferentes setores e participantes que estiveram acompanhando as atividades.
Para isso, todos os participantes do Fórum tiveram acesso a um aplicativo, que trouxe uma visão geral do evento (agenda, salas, informações sobre a feira gastronômica), que teve também uma funcionalidade de permitir a conexão e o diálogo entre todos os participantes do Fórum. Também, permitiu aos participantes a participação em tempo real nos diferentes painéis.
Morbi purus libero, faucibus adipiscing, commodo quis, gravida id, est. Sed lectus. Praesent elementum hendrerit tortor. Sed semper lorem at felis. Vestibulum volutpat, lacus a ultrices sagittis, mi neque euismod dui, eu pulvinar.